domingo, 26 de setembro de 2010

A Copa Libertadores perde o seu prestígio

Na sua última edição 51ª, a equipe brasileira Sport Club Internacional conquistou seu 2° titulo na historia da competição, ganhando a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes da Fifa pela 2ª vez, o qual foi campeão em 2006 derrotando o Barcelona da Espanha.

A Libertadores 2010 contou com 38 clubes, dentre eles 5 equipes mexicanas Monarcas, Monterrey, Estudientes Tecos, San Luis e Chivas Guadalaraja (tradicionalmente são 3 equipes, porém as 2 últimas que na edição anterior havia sido eliminadas devido o surto da Gripe H1N1 no México, e foram convidadas a disputar a 2ª fase da competição).

A equipe do Chivas Guadalaraja mesmo depois de todos os problemas da edição 2009, conseguiu se superar chegando a final da competição sendo derrotada pelo Internacional e ficando com o 2° lugar, agora o fato mais marcante é que caso equipe mexicana fosse campeã, não ficaria com a vaga para o Mundial já que a vaga mexicana vem da Liga dos Campeões da CONCACAF, dando sim a vaga antecipada para o vencedor das semi-finais, jogo disputado entre São Paulo e Internacional, a equipe do Chivas já havia garantido a vaga para a final eliminando a equipe da Universidade do Chile.

Agora com a vaga extra dada a equipe campeã da Copa Sul-Americana que ainda será definida, sondam a proposta de reduzir as vagas destinadas as equipes brasileiras que estão no meio da sua principal competição o Campeonato Brasileiro.

Depois de tais fatos paro pra pensar, e se Copa Libertadores 2011 tiver duas equipes mexicanas na final? Então o representante do continente sul-americano na maior competição de clubes da FIFA será apenas o 3° melhor da Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário