Um fenômeno natural que ocorre nas latitudes acima de 66º 33’ 39" N ou S, nesse fenômeno o Sol não se põe por 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.
A noite polar é o oposto do Sol da meia-noite, existem diversos tipos de noite polar. Isto é por causa da noite polar ser o período durante o qual nenhum crepúsculo ocorre, originando as seguintes definições.
Noite polar civil
A noite polar civil é o período durante o qual o centro do Sol está entre 0 e 6 graus abaixo da linha de horizonte. Por causa da refracção ainda existe suficiente luz para as actividades humanas normais ao ar livre. A noite polar civil só ocorre em latitudes além dos 72° 33′, exactamente 6 graus para dentro do círculo polar. Assim, nenhuma região da Europa a verifica.
Noite polar náutica
A noite polar náutica é o período durante o qual apenas uma ténue luz é visível ao meio-dia, ocorrendo quando o Sol está entre 6 e 12 graus abaixo do horizonte. Por causa da refracção há claramente um lugar do horizonte mais luminoso que os outros. Apenas ocorre além dos 78° 33′, ou seja, 12 graus para dentro do círculo polar. Exemplos de localidade nesta região são Alert e Eureka.
Noite polar astronômica
A noite polar astronómica é o período durante o qual nenhum raio de luz é visível, ocorrendo quando o Sol está entre 12 e 18 graus abaixo do horizonte, acontecendo além dos 84° 33′, ou seja, 12 graus para dentro do círculo polar e apenas a 5,5º dos pólos. A Estação Pólo Sul Amundsen-Scott situa-se já nesta zona.
Além do aumento do frio o período da noite polar pode causar depressão clínica em algumas pessoas.
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário